segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Dia do Hallowen

Dia 31 de outubro é dia das bruxas,buuuuuuuuuuuuuu!

A história do hallowen trata-se de uma história que diz que todo dia 31 de outubro os espíritos daqueles que tinham morrido durante o ano passado voltariam para procurar os corpos das pessoas que estavam vivas e aqueles espíritos ficariam com aqueles corpos pôr todo o ano. Os celtas acreditavam que todas aquelas leis do tempo e espaço estavam suspensas durante este tempo, permitindo que os espíritos tenham convivência com os vivos. Naturalmente as pessoas que estavam vivas não queriam ser possuídas. Então na noite de 31 de outubro, aldeões apagavam os fogos das casas deles para fazer com que suas casas fiquem frias e indesejáveis. Então eles vestiam - se com roupas assustadoras e faziam terríveis narizes caminhando ao redor da vizinhança sendo tão destrutivos quanto podem na ordem de assustar todos os espíritos que procuram para possuir. Hoje o Hallowen é uma brincadeira de criança, aquela de bater nas portas das pessoas perguntando pôr doces e dizendo a elas "travessuras ou gostosuras". Elas farão travessuras e as aborrecerão. Hoje o Hallowen é somente uma simples maneira das crianças desfrutarem delas mesmas e conservar uma tradição de algo que começou há 200 anos atrás. O Hallowen é uma celebração anual muito comum em vários países.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Parabéns!

DIA 28 É DIA DO FUNCIONÁRIO PÚBLICO.

Você é orgulho do nosso país, sem você querido feuncionário público muitas tarefas ficariam sem serem feitas. Você faz parte da construção de um Brasil melhor, de uma nação melhor, você é capaz e por isso merece um dia especialmente para você. Felicidades!

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Parabéns Professor!


Dia 15 de otubro é dia do professor.

Eu me lembro de você, PROFESSOR, eu me lembro e muito. A sua paciência, o seu amor multiplicado por quarenta,na doação sem limites, sem restrições. Mas eu não via, não sentia essas malhas de carinho que me envolviam, que me tocavam e se transformavam em luz. Eu recebia, mas não reconhecia você plantou uma semente dentro de mim, que agora eu sinto, germinou, cresceu, virou botão e floresceu. Mas só agora, quando a distância de você se conta em anos de vida, eu parei para pensar e a sua figura cresceu dentro de mim. Parece até que eu voltei a ouvir a sua voz e senti a sua presença em tudo que fiz, em tudo que vivi. Você foi o pegureiro das minhas ações, das minhas determinações. Foi sua voz que me levantou nas horas difíceis, que me deu novas forcas, que mostrou que cada dia é uma nova renovação...

Arte Africana

Máscara Africana (Professor Nilton)

Arte no papel

Esta mão de papelão foi feita com referência do artista Naum Gabo que trabalha com papel . (Professor Nilton)

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Dia 12 de Outubro é comemorado o Dia Nacional da Leitura.

Ler inclui, recria, expande, ensina, transforma, constrói, promove cidadania. Saber ler é a base que sustenta todas as demais. Quem lê se torna dono da sua própria história e participa da construção de histórias coletivas.
Para compartilhar e envolver a sociedade brasileira sobre os caminhos que efetivam uma cultura de leitura, o Instituto Ecofuturo trabalhou intensamente desde 2006 para a criação do Dia Nacional da Leitura.
Para aprender a ler, é preciso ter a companhia amorosa e intensa de um adulto educador desde a primeira infância. Para aprender a ler, é preciso ter acesso aos livros. Os caminhos para a formação do leitor começam em casa, com apoio atento e permanente dos pais e da família, passam pelas escolas, pelas mãos dos professores, e se estendem às bibliotecas, com apoio permanente dos bibliotecários.
Leituras em casa, em escolas, em bibliotecas públicas e comunitárias, em parques, em livrarias… Todo dia é dia de ler, e muitos lugares podem e devem abrigar leituras e leitores. Como bem disse o escritor Goethe, aprender a ler é tarefa para toda uma vida.
Então, mãos à obra, porque:
Hoje pode ser o dia em que uma criança descobre o gosto pela leitura, e isso afetará o amanhã de todos, letra por letra, em grande escala, Brasil a dentro, mundo afora.
Mensagem de dia do Corretor de Seguro

Profissional da maior importância, o corretor de seguros não só zela pelos interesses diretos de seu cliente, mas, principalmente, pelo bem-estar da sociedade que ele ajuda a proteger, contratando e administrando as apólices de seguros de seus segurados.

A lei brasileira, ao contrário da maioria das legislações dos países mais ricos, ao tratar do corretor de seguros, é mesquinha em definir suas reais atribuições. Ela se limita a nomeá-lo "o intermediário legalmente autorizado a angariar e promover contratos de seguros entre as sociedades seguradoras e as pessoas físicas ou jurídicas de direito privado".

Dia 12 de Outubro é dia do descobrimento da América e para fazer uma homenagem á este dia nada melhor que saber como foi a história desse feito histórico que fez o mundo todo mudar depois disso.
De acordo com os dados disponíveis o primeiro navegador a alcançar terras americanas foi Cristóvão Colombo, em 1942 ao serviço de Castela, descobrindo a América Central.
Cristóvão Colombo inicia a sua viagem na madrugada de 3 de Agosto de 1492 como Capitão da Armada e da nau onde seguia, numa frota formada pela nau Santa Maria, a caravela redonda Pinta capitaneada por Martín Alonso de Pizón e a caravela latina Nina com Vicente Yáñez Pinzón como capitão. A tripulação era composta por um total de 90 homens, segundo Las Casas e Fernando Colombo, ou 120 já segundo Gonçalo Fernadez de Oviedo.
Devido a uma avaria, a caravela Pinta é forçada a regressar e atracar em Las Palmas, a 6 de Agosto para reparações.
Chegada de Colombo à América (gravura retirada da obra de Thierry de Bry, datada do século XVI e pretende representar a descoberta da América e as relações que a partir de então se estabeleceram).
Cristóvão Colombo chega a Las Palmas a 25 de Agosto, onde muda o aparelho latino da Nina para redondo como o da Pinta. A Armada sai finalmente 1 de Setembro de Las Palmas rumo a águas nunca até então navegadas. Colombo tinha como objectivo manter-se no paralelo a Oeste das Ilhas Canárias, não só devido a ordenação dos Reis Católicos de que não fosse mais a Sul que as ilhas Canárias, para que não infringisse o Tratado de Alcáçovas, não suscitando assim as reclamações de Portugal, mas também porque em termos de orientação seria mais fácil, uma vez que se orientaria pela Carta de Toscanelli, onde a Antilha estava representada, somente necessitando de seguir na direcção Oeste, procurando apenas uma coordenada, a longitude.
Retrato de Cristóvão Colombo de autor desconhecido, localizada no Município de Génova. A 7 de Outubro Colombo, de acordo com as indicações de Martín Alonso Pinzín, corrige o rumo para sudoeste; esta mudança providencial foi pois se não o tivesse feito iria  rumar às costas da Florida, arriscando-se a ser levado pelas correntes do Golfo o que os obrigaria a dar a volta sem descobrirem nada.
Durante o pôr do Sol do dia 11 de Setembro são detectados sinais evidentes da proximidade de terra e, na madrugada de dia 12, é avistada terra pela caravela Pinta. Tinham então chegado ao grupo das Bahamas, à ilha de Guanahaní para os Índios, mas denominada por Colombo por ilha de S. Salvador. O primeiro desembarque ocorreu na Baía Long, na Costa Ocidental, local onde foi colocado o estandarte Real pelo, a partir de então, Almirante Colombo, e as bandeiras da Cruz Verde pelos restantes capitães, tendo o escrivão da armada, Rodrigo de Escobedo, lavrado a acta da tomada de posse desta nova terra.
A 15 de Outubro é descoberta a ilha de S. Maria da Conceição, a 19 a ilha Isabela, la Saometo para os índios, conhecida hoje como Crooked. A 21 Outubro Colombo pensa ter encontrado o Cipango (Japão) quando se deparou com a ilha de Cuba. A 28 do mesmo mês entra na baía de San Salvador, na costa norte da ilha de Cuba, onde envia uma embaixada ao seu interior, do que recebe a primeira indicação de que em terra as populações eram miseráveis, contrariando as expectativas de terem chegado à Índia.
Após 1495 a América do Norte foi alcançada por outros navegadores, com João Fernandes Lavrador e Pero Barcelos que alcançaram a Gronelândia e a “Terra do Lavrador”, sob ordem do Rei D. Manuel. Já ao serviço da Inglaterra João Caboto alcança a mesma Região em 1496.
D. Manuel recebe informações sobre esta zona como sendo composta por um mar cheio de gelo, onde abundam rios, árvores de fruto e animais e cujos habitantes vivem da pesca, utilizando utensílios de pedra.
Em 1500 aparecem pela primeira vez na carta de Juan de La Cosa as terras da América do Sul, os estados do Brasil, das três Guianas e da Venezuela, inicialmente descobertas por Alonso Ojeda e Cosa em 1499 e por Vicente  Yañez Pinzón em Janeiro de 1500, e finalmente em Março de 1500 por Pedro Álvares Cabral com o descobrimento da ilha de Vera Cruz.
O descobrimento da América fez desabar uma ideia antiga de que, grosso modo, o mundo era constituído apenas por um bloco tricontinental composto pela Ásia, África, Europa e cercado por um enorme oceano. Com o conhecimento do Novo Mundo dá-se uma total dessacralização da representação cosmográfica conhecida até então, e que se acentuará com o conhecimento progressivo do continente americano.
Autor: (Catarina Garcia)

Mar

Dia 12 de Outubro é Dia do Mar que além de ser imenso abriga vida em quase toda extensão.
Você sabe por quê o mar é tão grande
Tão imenso
Tão poderoso
É porque teve a humildade de colocar-se alguns centímetros abaixo de todos os rios.
Sabendo receber, tornou-se grande.
Se quisesse ser o primeiro; centímetros acima de todos os rios, não seria mar, mas sim uma ilha. Toda sua água iria para os outros e estaria isolado.
A perda faz parte.
A queda faz parte.
A morte faz parte.
É impossível vivermos satisfatoriamente. Precisamos aprender a perder, a cair, a errar e a morrer.
Impossível ganhar sem saber perder.
Impossível andar sem saber cair.
Impossível acertar sem saber errar.
Impossível viver sem saber viver.
Se aprenderes a perder, a cair, a errar, ninguém mais o controlará.
Porque o máximo que poderá acontecer a você é cair, errar e perder.
E isto você já sabe.
Bem aventurado aquele que já consegue receber com a mesma naturalidade
o ganho e a perda…
o acerto e o erro…
o triunfo e a queda….
a vida e a morte.

Dia do Engenheiro Agrônomo

O dia do Agrônomo é comemorado em 12 de Outubro porque essa profissão foi regulamentada nesta data em 1933.
Apesar de ser Agronomia o conjunto das ciências e dos princípios que regem a prática da agricultura, o profissional de Agronomia, cujo título é de engenheiro agrônomo, tem uma profissão com amplas possibilidades não só na área de Agricultura, no setor rural, como também no urbano. Este profissional poderá ter contato com as mais atuais políticas de preservação e conservação do meio ambiente e está inserido no mercado hoje chamado de agrobusiness, que alcança o trabalho nas fazendas, na indústria, nos institutos de pesquisa e no comércio de produtos agropecuários.
Parabéns a você Engenheiro Agrônomo!
Cabe a eles prover alimentos e tecnologia para eles possam
produzir cada vez mais e melhor e com isso dar melhores
condições de saúde e manter viva  esperança de dias
melhores.
Aliás, você sabe porque o Engenheiro Agrônomo e as Crianças
têm o mesmo dia:
Porque ambos representam a esperança de se construir uma
sociedade cada vez melhor, reduzindo as diferenças entre os
individuos.

Parabéns!

Dia 12 de Outubro é comemorado o Dia do Atletismo. Hoje em dia o atletismo é divido em várias modalidades e é um dos esportes principais das olimpíadas. Parabéns para todas as pessoas que praticam atletismo.
mensagem dia do atletismo
O Atletismo é uma modalidade desportiva cujas origens remontam à antiguidade grega e aos primeiros Jogos Olímpicos, realizados no ano 776 AC. Por isso, pode dizer-se que é a forma mais antiga de organização desportiva. É considerado um esporte de base, pois sua prática reflete os movimentos essenciais do ser humano nas seguintes especialidades: caminhar, correr, saltar e arremessar. Hoje em dia o atletismo é dividido em modalidades de: provas de pista e campo, corridas de rua, cross-country, e marcha atlética.

Feliz dia das crianças!

Criança feliz,
feliz a cantar
Alegre a embalar
seu sonho infantil

Oh! meu bom Jesus,
que a todos conduz
Olhai as crianças
Do nosso Brasil

Crianças com alegria
Qual um bando de andorinhas
Viram jesus que dizia
Vinde a mim as criancinhas

Hoje no céu um aceno
Os anjos dizem amém
Porque jesus nazareno
Foi criancinha também.

Salve nossa padroeira


Nossa Senhora Aparecida: Defensora, protetora, patrona, padroeira
Segundo o dicionário Aurélio, a palavra Padroeira tem como significado: defensor, protetor, patrono.  No dia 12 de outubro, o Brasil comemora a festa de Nossa Senhora Aparecida, reconhecida como a padroeira de nosso país. 

Defensora dos pobres, protetora dos que sofrem, patrona dos oprimidos. Títulos como esses expressam a fé do povo na Senhora que traz uma mensagem de libertação e de esperança.  Aos pés de Nossa Senhora Aparecida são colocados pedidos, rezam-se orações, acendem-se velas, mostram-se olhares.  Sim, o olhar do povo que muitas vezes não sabe expressar o que quer realmente dizer à Mãe Amorosa, mas sabe mostrar-se inteiro: é o coração do homem no coração daquela mulher que soube acolher o Homem.

Nossa Senhora Aparecida nada mais é que uma das muitas faces que Nossa Senhora mostra à humanidade.  Seu aspecto, retratado em sua imagem, é único, diferente de muitas outras e quer nos mostrar o próprio retrato de nosso povo: povo mestiço, negro, os traços toscos, simples.  Tudo isso envolvido por um manto azul: o céu, a esperança do paraíso, do Reino.

Nossa Senhora Aparecida assim se chama porque apareceu das águas do rio Paraíba do Sul.  Retirada do rio pelas mãos de pescadores, logo se transformou na esperança daquela gente simples e sofrida.  Hoje, o Brasil lhe tem devoção e lhe consagra os destinos de nossa pátria.  Destino resumido em pequenos pedidos: dias melhores, empregos, saúde, família, paz. 

Na festa da Padroeira do Brasil, o Amai-vos vem se juntar a esse coro que louva Maria.  Há quatro anos atrás, exatamente nesta festa, era lançada a primeira versão do Amai-vos.  Inegavelmente, Nossa Senhora Aparecida vem sendo defensora, protetora e patrona de todo o trabalho que empreendemos neste tempo. 

Para aprofundar nossa reflexão nesta festa tão importante, seguem algumas indicações de leituras e orações:

Texto Bíblico sugerido: Jo 2, 1-11

Consagração à Nossa Senhora Aparecida
Ó Virgem Aparecida, padroeira do Brasil, que espalhais inúmeras bênçãos sobre a nossa Pátria, desejosos de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrados aos vossos pés, consagramo-vos nossa mente, nossa vontade e nosso coração para que estejam sempre ao serviço do bem.  Nós vos consagramos, também, ó Senhora Aparecida, as nossas famílias e todo o povo brasileiro.  Livrai-nos da violência, dos desastres, das doenças, do pecado e de todo mal.  Acolhei sob a vossa maternal proteção as nossas famílias, as crianças, os doentes, os velhinhos e os pobres que não têm amparo.  Abençoai o papa, os bispos e presbíteros, nosso pároco e todo vosso povo.  Senhora Aparecida, padroeira querida do Brasil, socorrei-nos em todas as nossas necessidades, fortalecei-nos em nossa fraqueza, caminhai conosco, a fim de que, seguindo os passos de vosso Filho Jesus, possamos um dia louvar-vos e bendizer-vos para sempre no céu. Amém.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Mensagem

"Ao passar por uma porta lembre-se que tudo de novo acontecerá com você, deixando tudo de ruim do outro lado."  (Prof. Nilton)

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Casa Abrigo Rogacionista

No dia 01/10/2011 a empresa Crawford ofereceu a Casa Abrigo  Rogacionista um momento de paz, amor e alegria aos nossos abrigados. O nosso muito obrigado Crawford.
A mente que aprende, sabe ensinar!

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Educador Rogacionista

Sou educador do Instituto Rogacionista, cituado em São Paulo maiores informações entre no site, www.institutorogacionista.org.br

Mensagem ao professor

Ser professor é ...

professor a fé
e a certeza de que tudo
terá valido a pena se o aluno sentir-se feliz pelo que aprendeu
com você e pelo que lhe ensinou...

Ser professor é consumir horas e horas pensando em cada detalhe
daquela aula que, mesmo
ocorrendo todos os dias,
a cada dia é única e original...

Ser professor é encontrarpelo corredor com cada aluno,
olhar para ele sorrindo,e se
possível,chamando-o
pelo nome para que ele se
sinta especial...

Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e,
diante da turma,transformar
o cansaço numa aventura
maravilhosa de ensinar e
aprender...

Ser professor é importar-se com o outro numa dimensão de
quem cultiva uma planta muito
rara que necessita de
atenção,amor e cuidado.

Ser professor é ter a capacidade
de "sair de sena, sem
sair do espetáculo".

Ser professor é apontar caminhos,mas deixar que o aluno
caminhe com seus próprios pés...