quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Educador





Em toda educação, o que mais marca é:
Primeiro, o amor; depois, o exemplo; e, em terceiro lugar, o ensino .
O essencial seria  que o (a) educador (a) infantil tivesse ilimitado amor a sua profissão e integral  condição de transmiti-la através de seus atos, seus gestos e de suas intervenções. Que gostasse muito de crianças e que mostrasse extremamente sensível ao afeto que desperta [...] (ANTUNES, 2006, p.60). 
Acredita-se que ser educador infantil é uma enorme responsabilidade,  pois é através desse que as crianças entram em contato após a família.
É na escola, como um segundo ambiente socializador que a criança começa a ampliar sua rede de relações e, que através dela e o educador, constrói conhecimentos significativos a seu modo de perceber a vida. 
Educação deve ser considerada um processo de formação contínua, pode-se dizer que tal educador, principalmente por estar lidando com os pequenos, precisa levar muito a sério sua profissão, gostar do que faz e renovar-se a todo momento, pois ensinar e aprender é fundamental como conceito inicial para esse profissional. 
Gostar apenas não é o principal requisito para se estar nessa profissão e sim, o pensamento reflexivo sobre o quê e o porquê lidar com esses sujeitos. Conhecer seus pontos fortes e fracos e fazer desses, meios adequados para se chegar aos fins.