sábado, 19 de maio de 2012

Arte no Pereira Barreto


Releitura da obra de Edward Munch " O Grito", feito por aluna do 3º ano do ensino médio noturno da E.E. Perreira Barreto, sob orientação do professor Nilton que lecinoa arte nesta escola.

CEI Santa Marina Arte

Pedi que os alunos dobrassem uma folha sulfite ao meio e escolhessem uma das partes para desenhar um desenho livre,usando cola colorida de algumas cores, em seguida pedi que dobrassem a folha e abrissem devagar a folha, para que descobrissem o seu desenho como se fosse de frente para um espelho.

domingo, 13 de maio de 2012

Carranca


Figura que os barqueiros do rio São Francisco colocavam na proa de suas embarcações. As carrancas são cabeças humanas ou de animais, entalhadas na madeira e grosseiramente coloridas, obras de artistas populares anônimos da região. A tradição diz que a cabeça, por meio de três gemidos, avisa quando a barca vai afundar. A carranca, já usada por romanos, egípcios, fenícios, assírios e gregos, parece que surgiu no Brasil como um recurso primitivo de publicidade: atrair para as embarcações a curiosidade da gente das fazendas. Também é chamada de cabeça-de-proa.
Cara feia.